Últimas Notícias sobre Câncer de Mama
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus iniciou nesta segunda-feira (12) o Mutirão de Rastreamento do Câncer de Mama. Até o dia 26 de agosto, serão realizadas mamografias no estacionamento da Secretaria de Saúde para mulheres que atendam aos seguintes critérios:
O município de Santo Antônio de Jesus recebe mais uma importante ação de saúde pública: o Mutirão de Rastreamento do Câncer de Mama, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado da Bahia.
Médica paraense é proibida de exercer a profissão por seis meses após declarações falsas sobre câncer de mama
O Conselho Federal de Medicina (CFM) determinou a suspensão da médica paraense Lana Tiani Almeida da Silva por seis meses. A decisão, que entrou em vigor no dia 20 de fevereiro, impede a profissional de exercer a medicina durante esse período. O afastamento foi confirmado pelo CFM ao G1 nesta sexta-feira (7).
O Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitou nesta sexta-feira (7) à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que reveja a proposta que altera as diretrizes de rastreamento do câncer de mama nos planos de saúde. A proposta da ANS sugere a implementação de mamografias bienais para mulheres entre 50 e 69 anos, alinhando-se ao modelo adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entidades médicas entregaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer solicitando que a mamografia de rastreio seja recomendada para todas as mulheres entre 40 e 74 anos. O objetivo é alterar um dos critérios do novo programa de certificação dos planos de saúde, que avalia boas práticas no tratamento do câncer.
5 de fevereiro: Dia Nacional da Mamografia alerta para a importância da detecção precoce do câncer de mama
No dia 5 de fevereiro, o Dia Nacional da Mamografia reforça a importância do exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil. O diagnóstico precoce possibilita tratamento mais eficaz e amplia as chances de cura.
Técnica inovadora de congelamento elimina câncer de mama em estágio inicial com 100% de eficácia em estudo da Unifesp
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou resultados impressionantes no tratamento de câncer de mama em estágio inicial utilizando uma técnica de congelamento de células tumorais. O estudo mostrou 100% de eficácia em pacientes com tumores de até 2 cm. Este é o primeiro protocolo de pesquisa na América Latina a empregar essa abordagem no tratamento de tumores mamários.
Um dentista, que se apresentava como médico, está sendo acusado de vender uma suposta cura para o câncer, explorando a vulnerabilidade de pacientes em busca de esperança. Ele recomendava que abandonassem tratamentos convencionais, como quimioterapia, e adotassem um método baseado em reposição hormonal, sem qualquer comprovação científica.
O Tribunal de Justiça do Pará determinou, em decisão liminar nesta sexta-feira (1º), que a médica Lana Almeida remova publicações em suas redes sociais que contenham informações falsas sobre câncer de mama.
A partir desta terça-feira, 1º de outubro, o Governo do Estado da Bahia lança a campanha Outubro Rosa, com foco na conscientização e no diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento inaugural ocorrerá na Arena Fonte Nova, onde serão oferecidas 1.085 mamografias através de oito unidades móveis dedicadas exclusivamente a mulheres de 40 a 69 anos. Ao longo do mês, a expectativa é que aproximadamente 30 mil mamografias sejam realizadas em todo o estado.



