Últimas Notícias sobre conscientização
Um homem usou as redes sociais para denunciar a grande quantidade de lixo deixada na praia da Ribeira, em Salvador, após as comemorações de Réveillon. Em vídeo que circula na internet, ele demonstra indignação com a situação e afirma que o problema se repete todos os anos após a virada do ano.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão, em parceria com o Instituto Locomotiva, revelou que 15% das mulheres brasileiras afirmam já ter sido vítimas de estupro. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (30) e ouviu 1.200 pessoas, incluindo 622 mulheres com 16 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil, em julho.
Animais de estimação em Feira de Santana passam a contar oficialmente com campanhas de conscientização e prevenção voltadas ao câncer de mama e às doenças da próstata. As ações, denominadas Outubro Rosa Pet e Novembro Azul Pet, foram incluídas no calendário municipal por meio da Lei nº 4.329, sancionada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.
Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus aprova projeto para proteger idosos contra golpes digitais
A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus aprovou, por unanimidade, o projeto de lei 24/2025, de autoria do vereador Jorge de Dema, que institui uma campanha de orientação às pessoas idosas sobre violência patrimonial e financeira na internet.
Lula sanciona lei que cria o Agosto Branco, mês de conscientização sobre o câncer de pulmão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.207, que institui o Agosto Branco, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de pulmão. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e prevê que, anualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) realize ações educativas sobre a doença.
Dia Mundial da Doença de Parkinson chama atenção para diagnóstico precoce e avanços no tratamento
Nesta sexta-feira (11), o mundo celebra o Dia Mundial da Doença de Parkinson. A data, que marca o aniversário de James Parkinson — médico britânico que descreveu a enfermidade no século XIX —, tem como objetivo promover a conscientização sobre essa condição neurológica crônica e reforçar a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento contínuo e da empatia com os pacientes.
O clássico Ba-Vi deste sábado (1º), às 16h, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, será palco de uma importante iniciativa de conscientização contra a violência de gênero. Antes do apito inicial, faixas com a mensagem “Luto por Elas – Homens pelo fim da violência contra as mulheres” serão exibidas no gramado, em uma ação promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).
O Ministério da Igualdade Racial assinou, nesta sexta-feira (17), um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que representa grandes plataformas como Uber, 99, Ifood, Lalamove, Zé Delivery e Ambev. A parceria tem como objetivo utilizar as ferramentas de comunicação desses aplicativos para promover campanhas de conscientização e combate ao racismo.
Na noite desta terça-feira (5), torcedores que compareceram à Arena Fonte Nova para o jogo entre Esporte Clube Bahia e São Paulo Futebol Clube, pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, foram impactados por uma cena emocionante: 384 assentos desocupados, cobertos com camisas de times brasileiros e um grande bandeirão com a mensagem “A paz vai ocupar”.
A partir desta terça-feira, 1º de outubro, o Governo do Estado da Bahia lança a campanha Outubro Rosa, com foco na conscientização e no diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento inaugural ocorrerá na Arena Fonte Nova, onde serão oferecidas 1.085 mamografias através de oito unidades móveis dedicadas exclusivamente a mulheres de 40 a 69 anos. Ao longo do mês, a expectativa é que aproximadamente 30 mil mamografias sejam realizadas em todo o estado.



