Últimas Notícias sobre conscientização

Um homem usou as redes sociais para denunciar a grande quantidade de lixo deixada na praia da Ribeira, em Salvador, após as comemorações de Réveillon. Em vídeo que circula na internet, ele demonstra indignação com a situação e afirma que o problema se repete todos os anos após a virada do ano.

Imagem ilustrativa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão, em parceria com o Instituto Locomotiva, revelou que 15% das mulheres brasileiras afirmam já ter sido vítimas de estupro. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (30) e ouviu 1.200 pessoas, incluindo 622 mulheres com 16 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil, em julho.

Animais de estimação em Feira de Santana passam a contar oficialmente com campanhas de conscientização e prevenção voltadas ao câncer de mama e às doenças da próstata. As ações, denominadas Outubro Rosa Pet e Novembro Azul Pet, foram incluídas no calendário municipal por meio da Lei nº 4.329, sancionada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus aprovou, por unanimidade, o projeto de lei 24/2025, de autoria do vereador Jorge de Dema, que institui uma campanha de orientação às pessoas idosas sobre violência patrimonial e financeira na internet.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.207, que institui o Agosto Branco, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de pulmão. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e prevê que, anualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) realize ações educativas sobre a doença.

Foto: Freepik

Nesta sexta-feira (11), o mundo celebra o Dia Mundial da Doença de Parkinson. A data, que marca o aniversário de James Parkinson — médico britânico que descreveu a enfermidade no século XIX —, tem como objetivo promover a conscientização sobre essa condição neurológica crônica e reforçar a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento contínuo e da empatia com os pacientes.

Foto: Divulgação/MPBA

O clássico Ba-Vi deste sábado (1º), às 16h, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, será palco de uma importante iniciativa de conscientização contra a violência de gênero. Antes do apito inicial, faixas com a mensagem “Luto por Elas – Homens pelo fim da violência contra as mulheres” serão exibidas no gramado, em uma ação promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

O Ministério da Igualdade Racial assinou, nesta sexta-feira (17), um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que representa grandes plataformas como Uber, 99, Ifood, Lalamove, Zé Delivery e Ambev. A parceria tem como objetivo utilizar as ferramentas de comunicação desses aplicativos para promover campanhas de conscientização e combate ao racismo.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Na noite desta terça-feira (5), torcedores que compareceram à Arena Fonte Nova para o jogo entre Esporte Clube Bahia e São Paulo Futebol Clube, pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, foram impactados por uma cena emocionante: 384 assentos desocupados, cobertos com camisas de times brasileiros e um grande bandeirão com a mensagem “A paz vai ocupar”.

Fotos: Leonardo Rattes - Ascom/Sesab

A partir desta terça-feira, 1º de outubro, o Governo do Estado da Bahia lança a campanha Outubro Rosa, com foco na conscientização e no diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento inaugural ocorrerá na Arena Fonte Nova, onde serão oferecidas 1.085 mamografias através de oito unidades móveis dedicadas exclusivamente a mulheres de 40 a 69 anos. Ao longo do mês, a expectativa é que aproximadamente 30 mil mamografias sejam realizadas em todo o estado.

Close
parceiro fixo