Últimas Notícias sobre conta de luz

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A conta de energia elétrica começou 2026 com bandeira verde, o que significa que não há cobrança adicional na tarifa para os consumidores. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Crédito: Divulgação / Coelba

A partir de 1º de janeiro de 2026, um novo desconto na conta de luz entra em vigor, beneficiando famílias de baixa renda. O programa, que complementa a Tarifa Social de Energia, oferece um desconto de até 120 quilowatts-hora (kWh) no consumo mensal.

Os consumidores brasileiros iniciarão 2026 sem cobrança adicional na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária verde será aplicada no mês de janeiro, indicando que não haverá acréscimos no valor da tarifa.

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (9), a regulamentação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que estabelece critérios tanto para a Tarifa Social quanto para o Desconto Social aplicado às contas de luz. Entre as principais mudanças está a exigência de que a titularidade da conta de energia esteja em nome de um integrante da família beneficiária.

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estimou que as tarifas de energia elétrica devem encerrar 2025 com um reajuste médio de 7%. A projeção consta no boletim InfoTarifa, divulgado nesta sexta-feira (5), e representa um aumento superior à inflação prevista para o próximo ano.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária do mês de novembro continuará sendo vermelha patamar 1. Com isso, permanece a cobrança extra de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira vermelha patamar 1 será aplicada nas contas de luz a partir de outubro. Com isso, os consumidores passarão a pagar R$ 4,46 a mais a cada 100 kWh consumidos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em setembro, os consumidores continuarão pagando mais caro pela energia elétrica, com a manutenção da bandeira vermelha no patamar 2. O aumento representa R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.

Foto: Divulgação

Mais de cinco milhões de consumidores baianos receberão desconto na conta de energia elétrica referente ao mês de agosto. O abatimento, que pode chegar a R$ 32,80 por unidade consumidora, será concedido pela Neoenergia Coelba, que repassará um total de R$ 53,9 milhões aos beneficiários.

Foto: Divulgação

Em meio ao aumento dos custos de vida, economizar na conta de luz tornou-se um desafio recorrente para famílias brasileiras. Segundo dados de 2024 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o gasto médio com energia elétrica no país varia entre R$ 100 e R$ 200 por residência, valor que pode representar até 15% do salário mínimo. Em períodos de bandeira vermelha, quando as tarifas sobem, esse índice pode chegar a 20%.

Close
parceiro fixo