Últimas Notícias sobre crise hídrica

Moradores da Ilha de Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos, estão enfrentando problemas no fornecimento de água após o rompimento de uma adutora responsável pelo abastecimento em grande parte da ilha. A falha na infraestrutura deixou residências e comércios sem água potável, gerando transtornos para a população local.

Foto: Reprodução

Um estudo da Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria Ex Ante Consultoria prevê que o Brasil pode entrar em uma nova era de racionamentos de água até 2050, com a média de 12 dias de abastecimento suspenso por ano. Em áreas mais vulneráveis, como o Nordeste e o Centro-Oeste, esse número pode ultrapassar 30 dias.

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira vermelha patamar 1 será aplicada nas contas de luz a partir de outubro. Com isso, os consumidores passarão a pagar R$ 4,46 a mais a cada 100 kWh consumidos.

Foto: PMMC

A cidade de Miguel Calmon, no interior da Bahia, enfrenta uma grave crise hídrica que levou a prefeitura a decretar situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem. O decreto, publicado na quarta-feira (20), aponta que a medida é necessária diante da escassez de água e dos prejuízos já sentidos pela população.

Foto: Divulgação/Embasa

Após a conclusão de uma operação de manutenção e melhorias no sistema de abastecimento, o fornecimento de água começou a ser gradualmente retomado na manhã desta quarta-feira (6) em Salvador e em outros 12 municípios da Região Metropolitana. A ação foi conduzida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária para o mês de julho continuará sendo a vermelha nível 1. Com isso, permanece a cobrança extra de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos pelos brasileiros, como já vinha sendo aplicada em junho.

Foto: Reprodução

Moradores da Rua do Expedicionário, no Centro de Santo Antônio de Jesus, estão enfrentando falta de água desde a última sexta-feira (6). A situação tem gerado revolta, principalmente entre donas de casa, que relatam dificuldades para realizar tarefas básicas como lavar roupas, limpar a casa e manter a higiene pessoal.

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz passará a ter a bandeira vermelha patamar 1 a partir de junho. A medida representa um custo adicional de R$ 4,463 a cada 100 kWh consumidos pelos usuários.

Foto: ABR

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (25), a aplicação da bandeira tarifária amarela nas contas de luz em todo o país a partir de maio. Com a medida, os consumidores passarão a pagar um adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (23) o Projeto de Lei 8524/17, que isenta as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) das bandeiras tarifárias na conta de energia elétrica. A medida, proposta pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), visa proteger os estabelecimentos públicos de saúde de aumentos nas tarifas, especialmente em períodos de crise hídrica.

Close
parceiro fixo