Últimas Notícias sobre mamografias
Outubro Rosa: Santo Antônio de Jesus recebe mutirão de mamografias dentro da campanha estadual
A campanha Outubro Rosa, voltada para o rastreamento e combate ao câncer de mama, já começou em toda a Bahia e vai contemplar também o município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. O Governo do Estado disponibilizará mais de 40 mil mamografias gratuitas durante este mês, sendo 7 mil no interior, incluindo a cidade santoantoniense.
O Governo do Estado ofertará 20 mil exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, bem como mais de 2,7 mil consultas com ginecologistas e mastologistas. Em Salvador, a ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem início em 1º de outubro e vai até 4 de novembro.
Uma inteligência artificial foi mais eficiente e mais rápida em detectar câncer de mama em exames do que uma dupla de médicos radiologistas, especialistas na leitura de mamografias. A informação foi divulgada através de um estudo publicado na revista especializada The Lancet Oncology, na terça-feira, 1º.
Ao completar 10 anos de ações itinerantes de conscientização, detecção precoce e tratamento do câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior, a partir de 4 de outubro, como parte da campanha do “Outubro Rosa”. Na última década foram realizadas mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias em mulheres residentes nos 417 municípios baianos.
O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama iniciou ações neta semana em Aporá, na Bahia.
Somente em 2018, mais de 376 mil mamografias foram realizadas no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um número menor que os 463 mil de 2010. A quantidade de repetições do procedimento tem apresentado queda desde o início da década. No entanto, esse exame é essencial na luta contra o câncer de mama.



