Últimas Notícias sobre metanol

Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Bahia recebeu mais 104 ampolas do medicamento fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicação por metanol substância tóxica presente em bebidas alcoólicas adulteradas. A entrega foi realizada pelo Ministério da Saúde (MS) na última quinta-feira (9).

Foto: Divulgação

O Facebook removeu um grupo com mais de 11 mil participantes que comercializava garrafas usadas de bebidas alcoólicas, muitas delas com rótulos originais, frequentemente utilizadas na produção de bebidas adulteradas. A decisão foi tomada após uma notificação da Advocacia-Geral da União (AGU), que também solicitou a preservação de provas, como postagens, nomes de membros e ações de administradores — informações que poderão subsidiar futuras investigações policiais.

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (9), a primeira remessa do medicamento fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicações causadas por metanol. O lote, com 2,5 mil unidades, chegou ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e será destinado prioritariamente às regiões que registraram casos de envenenamento por bebidas alcoólicas adulteradas.

Paciente de 24 anos está sob cuidados na UPA de Jacobina - Foto: Divulgação

Um jovem de 24 anos foi internado nesta quarta-feira (8) em Jacobina, no norte da Bahia, com suspeita de intoxicação por metanol. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apresentando sintomas compatíveis com intoxicação exógena. Ele recebeu atendimento imediato da equipe médica plantonista, que aplicou todos os protocolos clínicos recomendados para o caso.

O Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo concluiu que o metanol foi adicionado de forma intencional a bebidas alcoólicas, não sendo resultado da destilação natural. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que informou ainda estar realizando perícias para identificar e medir a presença da substância, além de analisar rótulos e lacres dos recipientes. As informações são da CNN Brasil.

Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou nesta terça-feira (7) um vídeo em que pede desculpas pela brincadeira feita durante uma coletiva sobre os casos de intoxicação por metanol no estado. Na ocasião, ele afirmou que “só iria se preocupar com o assunto no dia em que começassem a adulterar Coca-Cola”.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), em parceria com a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), deu início nesta segunda-feira (6) à Operação “Bebidas Etílicas” em Salvador. O objetivo é coibir a produção e comercialização irregular de bebidas alcoólicas adulteradas ou falsificadas na capital baiana.

Foto: Robson Valverde / SES-SC

O Ministério da Saúde informou que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol em todo o país. Desse total, 17 casos foram confirmados. A maior parte das ocorrências está concentrada no estado de São Paulo, que responde por 82,49% das notificações — 15 confirmações e 164 investigações em andamento. No Paraná, dois casos foram confirmados e quatro seguem em análise. Outros 12 estados também apuram possíveis registros.

Foto: Instagram

O cantor Hungria recebeu alta no domingo (5) após ter sido internado em um hospital particular de Brasília com suspeita de intoxicação por metanol, segundo informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha nesta segunda-feira (6).

Foto: Divulgação

A Polícia Civil da Bahia apura o caso de um padre suspeito de simular o próprio sequestro. O religioso, que não teve o nome divulgado, foi alvo de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por falsa comunicação de crime, lavrado pela Delegacia Especializada Anti-Sequestro (Das) no último dia 20 de setembro.

Close
parceiro fixo