Últimas Notícias sobre Ministério das Comunicações
O uso da internet por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos nas escolas caiu em 2025, segundo o estudo TIC Kids Online Brasil 2025, divulgado nesta quarta-feira (22). De acordo com a pesquisa, a proporção de estudantes que acessam a internet nas escolas recuou de 51% em 2024 para 37% este ano. As informações são da Agência Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quarta-feira (27), o decreto que regulamenta a TV 3.0 no Brasil. A nova tecnologia promete mais interatividade, aplicativos, compras pelo controle remoto, alertas de emergência e transmissão em ultra alta definição.
O Ministério das Comunicações anunciou que os primeiros equipamentos da TV 3.0 estão em fase de desenvolvimento no Brasil. A previsão é que as primeiras transmissões experimentais com o novo padrão ocorram em 2025, nas cidades de São Paulo e Brasília. A expectativa é que o sistema esteja em operação nacional até junho de 2026, quando será realizada a Copa do Mundo da FIFA.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (24) a nomeação de Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações. A posse ocorreu em cerimônia reservada no Palácio do Planalto, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
A Bahia recebeu 23 novas autorizações de canais digitais de TV no ano de 2024, posicionando-se entre os estados com o maior número de outorgas concedidas pelo Ministério das Comunicações. As novas transmissões vão beneficiar 16 municípios, abrangendo quase 5 milhões de habitantes.
O Ministério das Comunicações precisou se retratar na manhã desta terça-feira (6), após ter apagado a ginasta Rebeca Andrade, a maior atleta olímpica brasileira, na foto onde ela aparece com as norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles a reverenciam pela medalha de ouro no solo.
O Ministério das Comunicações autorizou, nesta terça-feira (2), novos canais de TV digital para mais três cidades na Bahia, beneficiando cerca de 80 mil pessoas.
O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou nesta quarta-feira (28), por meio do Diário Oficial da União (DOU), a autorização para a Retransmissão de Televisão (RTV) em quatro municípios do estado da Bahia, abrangendo quase 500 mil pessoas.
No ano em que a tecnologia 5G chega ao Brasil, o rádio comemora cem anos desde a primeira transmissão no país. Mesmo com o “boom” tecnológico, especialistas acreditam que o rádio permanecerá como o meio de comunicação mais acessível do mundo. Até o fim de 2022, o Ministério das Comunicações abrirá doze editais para licenciar novas emissoras de rádio comunitária.
Mesmo após diversas revoluções tecnológicas, como a televisão, as transmissões via satélite e a internet, o rádio segue sendo o meio de comunicação de maior presença e simplicidade de uso. Exatamente pela facilidade, o aparelhinho de rádio está presente na grande maioria dos lares brasileiros.



