Lula assina decreto que regulamenta TV 3.0 no Brasil

Nova geração da TV aberta será gratuita, conectada à internet e deve chegar ao público já em 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quarta-feira (27), o decreto que regulamenta a TV 3.0 no Brasil. A nova tecnologia promete mais interatividade, aplicativos, compras pelo controle remoto, alertas de emergência e transmissão em ultra alta definição.

De acordo com o Ministério das Comunicações, a implementação será gradual, com convivência de até 15 anos com a TV digital atual. O objetivo é colocar o Brasil na vanguarda mundial da radiodifusão.

A previsão é que parte da população já tenha acesso ao novo sistema durante a Copa do Mundo de 2026. O sinal continuará sendo gratuito e, segundo a Abratel, também poderá chegar aos celulares sem consumir dados móveis.

google news
senac