Últimas Notícias sobre prevenção
O Instituto ProPulmão será oficialmente lançado na Bahia no dia 13 de novembro, marcando a criação do primeiro centro de referência nacional voltado ao rastreamento e à detecção precoce do câncer de pulmão no Brasil.
O Ministério da Saúde promoverá, no próximo sábado (8), uma mobilização nacional de combate à dengue. A iniciativa tem como objetivo conscientizar gestores públicos, profissionais de saúde e a população sobre a importância de reforçar as ações de prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta nesta segunda-feira (6) sobre o aumento do uso de cigarros eletrônicos entre adolescentes. Segundo o novo relatório global sobre o tabaco, cerca de 15 milhões de jovens entre 13 e 15 anos utilizam esses dispositivos no mundo. O levantamento também indica que o risco de um adolescente começar a fumar é nove vezes maior do que o de um adulto.
Campanha de vacinação atualiza cadernetas de crianças e adolescentes até 15 anos em todo o país
Crianças e adolescentes de até 15 anos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis em unidades de saúde de todo o país.
Outubro Rosa: Prefeitura de SAJ realizará o Dia D com ações de cuidado e prevenção à saúde da mulher
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará o Dia D Outubro Rosa em todas as unidades de saúde da zona urbana. A ação acontece no dia 18 de outubro, das 8h às 16h, com o objetivo de promover o cuidado e a prevenção à saúde da mulher, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta quinta-feira (2) que até o momento não há registros de intoxicação por metanol no estado. Apesar disso, o órgão mantém alerta e reforçou a prevenção nas unidades de saúde da rede privada e nos serviços de urgência e emergência da rede pública.
Hospital INCAR passa a oferecer mamografia digital e densitometria óssea em Santo Antônio de Jesus
Uma conquista inédita para Santo Antônio de Jesus e região: a partir do dia 30 de setembro, o Hospital INCAR passa a disponibilizar dois importantes exames de saúde:
A cidade de Santo Antônio de Jesus se prepara para receber, neste domingo (5), a 9ª edição da Caminhada Outubro Rosa, evento que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A concentração será às 7h, na Praça Renato Machado, e todos os participantes são convidados a vestir rosa em apoio à causa.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão, em parceria com o Instituto Locomotiva, revelou que 15% das mulheres brasileiras afirmam já ter sido vítimas de estupro. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (30) e ouviu 1.200 pessoas, incluindo 622 mulheres com 16 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil, em julho.
Bahia lidera índices de mortes por autolesões entre jovens no Nordeste, aponta Ministério da Saúde
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (22) apontam que a Bahia é o estado do Nordeste com os piores índices de óbitos por autolesões.



