Últimas Notícias sobre SUS
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (9), o início da aplicação da nova vacina contra a dengue a partir de 2026. O imunizante, o primeiro do mundo em dose única, começará a ser distribuído até o fim de janeiro exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a aprovação do registro da vacina contra a dengue, produzida integralmente no Brasil. Essa vacina, de dose única, foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e será disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026.
O Ministério da Saúde (MS) decidiu encerrar a “Sala de Situação” criada para monitorar os casos de intoxicação por Metanol, decorrentes de consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8).
Catorze milhões de meninas e mulheres receberam, ao longo da última semana, mensagens personalizadas pela Caixa Postal da plataforma Gov.br e WhatsApp com orientações sobre a retirada gratuita de absorventes higiênicos no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual do Ministério da Saúde.
Mais da metade dos casos de câncer de próstata diagnosticados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2023 já estavam em estágio avançado. Dos 44.660 registros, 54% foram identificados nas fases 3 e 4 da doença, quando o tumor já atingiu outros órgãos.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) abriu, nesta quarta-feira (29), o 2º Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, em Salvador, ao lado da secretária da Saúde, Roberta Santana, e outras autoridades.
O governo federal anunciou nesta terça-feira (28) a expansão e simplificação do acesso a absorventes gratuitos para mulheres e adolescentes inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que não têm condições de comprar o item.
Pacientes do SUS receberão auxílio de R$ 300 para tratamento de radioterapia; saiba mais
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (22), em Brasília, uma série de ações voltadas à expansão dos serviços de radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). O pacote inclui a criação de um auxílio financeiro para pacientes, a centralização da compra de medicamentos oncológicos e um repasse anual de R$ 156 milhões para incentivar o aumento da oferta de atendimentos.
Goiás: Mulher morre após ter intestino perfurado durante colonoscopia: “Não me deixa partir”
Uma colonoscopia de rotina terminou em tragédia para a família de Dalcimar Rodrigues da Silva, de 55 anos, em Aparecida de Goiânia (GO). O procedimento, realizado na clínica Cemed (Centro de Medicina Diagnóstica), resultou na perfuração do intestino da paciente, que não resistiu às complicações e faleceu no dia 6 de outubro.
O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento do câncer de mama. O remédio é indicado para pacientes que mantêm a doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio 3, informou a pasta.



