Últimas Notícias sobre SUS

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (9), o início da aplicação da nova vacina contra a dengue a partir de 2026. O imunizante, o primeiro do mundo em dose única, começará a ser distribuído até o fim de janeiro exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A combinação foi testada em camundongos com melanoma e apresentou resultados promissores. — Foto: Freepik

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a aprovação do registro da vacina contra a dengue, produzida integralmente no Brasil. Essa vacina, de dose única, foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e será disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026.

Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério da Saúde (MS) decidiu encerrar a “Sala de Situação” criada para monitorar os casos de intoxicação por Metanol, decorrentes de consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8).

Catorze milhões de meninas e mulheres receberam, ao longo da última semana, mensagens personalizadas pela Caixa Postal da plataforma Gov.br e WhatsApp com orientações sobre a retirada gratuita de absorventes higiênicos no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual do Ministério da Saúde.

Vacina contra câncer de ovário, próstata e pulmão tem sido testada no Reino Unido - Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE

Mais da metade dos casos de câncer de próstata diagnosticados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2023 já estavam em estágio avançado. Dos 44.660 registros, 54% foram identificados nas fases 3 e 4 da doença, quando o tumor já atingiu outros órgãos.

Foto: Feijão Alemida/ GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) abriu, nesta quarta-feira (29), o 2º Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, em Salvador, ao lado da secretária da Saúde, Roberta Santana, e outras autoridades.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta terça-feira (28) a expansão e simplificação do acesso a absorventes gratuitos para mulheres e adolescentes inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que não têm condições de comprar o item.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (22), em Brasília, uma série de ações voltadas à expansão dos serviços de radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). O pacote inclui a criação de um auxílio financeiro para pacientes, a centralização da compra de medicamentos oncológicos e um repasse anual de R$ 156 milhões para incentivar o aumento da oferta de atendimentos.

Uma colonoscopia de rotina terminou em tragédia para a família de Dalcimar Rodrigues da Silva, de 55 anos, em Aparecida de Goiânia (GO). O procedimento, realizado na clínica Cemed (Centro de Medicina Diagnóstica), resultou na perfuração do intestino da paciente, que não resistiu às complicações e faleceu no dia 6 de outubro.

© Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia

O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento do câncer de mama. O remédio é indicado para pacientes que mantêm a doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio 3, informou a pasta.

Close
parceiro fixo