Últimas Notícias sobre Sustentabilidade

Foto: Reprodução/Agência Belém

Milhões de pessoas participaram da 223ª edição do Círio de Nazaré, em Belém, considerada a maior procissão católica do Brasil. O evento, que percorreu mais de 52 quilômetros, mobilizou cerca de 2,5 milhões de fiéis, incluindo moradores das cidades vizinhas de Ananindeua e Marituba, evidenciando a força do turismo religioso na região.

Foto: Reprodução Fotos Públicas

O Brasil pretende retomar o horário de verão em 2025, após sua última vigência em 2019. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a iniciativa está prevista no Plano de Operação Energética (PEN) 2025 e busca equilibrar a carga sobre o sistema elétrico nos horários de maior consumo.

Foto: Pixel-Shot | Shutterstock

No Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados anualmente, segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). O índice revela um potencial ainda pouco explorado: cada família pode desempenhar papel decisivo na preservação do meio ambiente, desde que adote cuidados básicos na hora do descarte.

Foto: Divulgação/Scala Data Centers

Os quatro primeiros complexos de data centers voltados para inteligência artificial (IA) no Brasil devem consumir, juntos, uma quantidade de energia comparável à de 16,4 milhões de residências. A estimativa é baseada nas potências divulgadas pelas empresas responsáveis pelos empreendimentos, que serão instalados nas cidades de Rio de Janeiro (RJ), Eldorado do Sul (RS), Maringá (PR) e Uberlândia (MG).

Foto: NASA

O Dia da Sobrecarga da Terra foi registrado em 24 de julho, marcando o momento em que a demanda por recursos naturais da humanidade superou a capacidade do planeta de regenerá-los ao longo do ano de 2025. O dado simboliza o início de um déficit ecológico global, onde todos os recursos utilizados a partir desta data representam uma dívida com o futuro.

Foto: Eduardo Gaspar / Agência Petrobras

A Petrobras nomeou a engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano como nova diretora executiva de Transição Energética e Sustentabilidade, marcando um momento histórico na companhia: pela primeira vez, a diretoria executiva da estatal passa a contar com maioria feminina, com cinco mulheres entre os nove integrantes. A presidência da empresa também é ocupada por uma mulher, Magda Chambriard.

Foto: Divulgação

Entre os dias 2 e 6 de junho, a Prefeitura de Salinas da Margarida, por meio da Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, promoveu uma série de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Sob a coordenação da secretária Eliana Carla, a programação mobilizou a rede municipal de ensino em ações voltadas à conscientização ambiental e à formação cidadã.

Foto: Fábio Marconi/Prefeitura de Salvador

A Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Ilha dos Frades, em Salvador, foi eleita a melhor praia de enclave do mundo em 2025 pelo Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias (CIF Playas). O título reconhece praias inseridas em contextos territoriais distintos de seu entorno e que se destacam em critérios como preservação ambiental, infraestrutura e segurança.

A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) deu início a uma ampla programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente, com o tema “Inteligência Sustentável”. A iniciativa envolve cerca de 25 mil pessoas em Salvador e 368 municípios baianos, promovendo atividades voltadas para a educação ambiental, cultura sustentável e engajamento comunitário.

Foto : Reprodução/Caoscarioca

Uma iniciativa sustentável realizada na Suécia está chamando a atenção ao transformar resíduos humanos em insumos agrícolas. Durante um festival de música na cidade de Uppsala, próxima à capital Estocolmo, cerca de 20 mil litros de urina foram coletados em banheiros químicos e reutilizados como fertilizante para plantações de cevada, um dos principais ingredientes da cerveja.

Close
parceiro fixo