Taxa de ocupação dos leitos de UTI sobe para 79% e acende alerta em Salvador

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto chegou a 79% em Salvador nesta segunda-feira (17), segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. O número representa um aumento de quatro pontos percentuais em relação aos 75% da semana passada.


O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), realizou entrevista coletiva com a imprensa na manhã desta segunda-feira (17) e afirmou que o alerta está aceso com o crescimento de casos de Covid-19.


“Se somar os 80 pacientes que foram transferidos nas últimas 24h com os 31 que aguardam pela transferência, teremos 111 pessoas. No auge da primeira onda esse número era de 69 pessoas. Na segunda onda, chegou a 240. Então é um sinal de alerta. Precisamos nos cuidar. Estamos analisando diariamente os números, e se houver crescimento de forma célere teremos que adotar novas medidas”, afirmou o gestor.


A capital baiana amanheceu com 12 adultos e uma criança aguardando transferência para UTI e 16 adultos e duas crianças na fila para leitos clínicos.


Na última quinta-feira (13), a prefeitura iniciou a fase Amarela e afirmou que o motivo foi a taxa de ocupação de leitos, que estava se mantendo em 75% nos dias anteriores. A gestão municipal autorizou a reabertura de clubes, cinemas e centro de convenções, além de estender o funcionamento de comércio de rua, shoppings centers, bares e restaurantes de cinco para sete dias por semana. (Bahia Notícias)