Teixeira: PRF-BA apreende caminhão com mais de 30 t de excesso de carga

-
Foto: Divulgação

Um caminhão com mais de 30 toneladas de excesso de peso foi apreendido na tarde deste domingo (20) em um trecho da BR-101 de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano. O flagrante gerou multa de mais de R$ 20 mil ao motorista. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os agentes fiscalizavam o trecho do km 880 da rodovia quando perceberam um caminhão que transportava chapas de mármore com volume aparentemente acima da capacidade.

O veículo estava em velocidade reduzida e com pneus abaulados, características evidentes de excesso de peso. Ainda segundo a PRF-BA, na pesagem o conjunto (cavalo trator + semirreboques) apontou 89,96 toneladas (tara+lotação), 30,11 toneladas a mais que o permitido. A capacidade máxima do veículo é de 60 toneladas. Devido ao flagrante, o motorista foi punido com multa de natureza gravíssima, com valor de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado. Além disso, o motorista foi autuado também por transitar com o veículo excedendo a CMT acima de 1 mil Kg. O caminhão só foi liberado após a mercadoria excedente ser retirada.

Segundo a corporação, casos como esse ocorrem pela busca de lucros mais altos. Muitas empresas colocam toneladas de excesso de peso nos caminhões e chegam a ajustar as carrocerias para carregar mais produtos. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas. Trilhas de rodas ou afundamento do asfalto são consequências da irregularidade, além de aumento de poluição devido ao excesso de consumo de diesel. Essa conduta causa ainda desgaste mais rápido nos veículos, principalmente pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi. (Bahia Notícias)