O tempo de espera para veículos na fila do ferry-boat, no terminal São Joaquim, em Salvador, já passa de 4 horas.
De acordo com o Filômetro, sistema para acompanhar a fila utilizado pela Internacional Travessias (ITS), concessionária que administra o local, neste momento o movimento é intenso. A última atualização foi feita às 16h46.
No terminal Bom Despacho, em Itaparica, não há filas no momento e o tempo de espera é menos de 30 minutos.
Segundo a ITS, é esperado um aumento de fluxo de 5% em relação ao ano de 2022. Quase 300 mil pessoas e 43 mil carros devem utilizar o serviço até o dia 3 de janeiro.
Durante o período estarão disponíveis cinco embarcações da frota: Maria Bethânia, Pinheiro, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares e Rio Paraguaçu.
Não farão parte da operação de fim de ano, os ferries Anna Nery e Dorival Caymmi. O primeiro encontra-se em serviço de docagem com previsão de retorno no mês de janeiro. O segundo está afastado para corrigir o sistema de propulsão, dependendo de uma peça que não é vendida no país, e precisa ser fabricada. De acordo com a concessionária, o prazo de entrega é de 60 dias.
As saídas das embarcações ocorrem nos horários regulamentares, de hora em hora, a partir das 5h da manhã até as 23h30, em dias úteis; e das 6h da manhã até às 23h30, nos fins de semana e feriados. A ITS vai realizar viagens extras de acordo com a demanda. (iBahia)