Uma temporal atingiu a cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na noite de quarta-feira (14) e deixou casas, estabelecimentos comerciais e ruas alagadas. O volume de água foi tão elevado, que carros e motos foram arrastados pela correnteza no centro da cidade.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em um período de 12 horas, choveu cerca de 50mm no município, índice pluviométrico considerado alto. A chuva foi acompanhada de trovões e relâmpagos e assustou moradores, mas não há informações de feridos ou desabrigados.
Nesta quinta-feira (15), a cidade amanheceu com céu carregado e a previsão é de mais trovoada, com probabilidade de 90%, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O órgão emitiu alerta de chuvas intensas para toda a região sudoeste, por causa de do fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zaca). Outras cidades , como Poções, a possibilidade de chuva é de 100%, com raios e trovões. Em Brumado também podem ocorrer enxurradas nas próximas horas e as temperaturas variam entre 19°C e 26°C.
Sul e extremo sul
A cidade de Belmonte, na região também foi atingida por temporal na tarde de quarta-feira (14). Segundo o Inmet, foram registrados 45mm em 24 horas. Diversas ruas ficaram alagadas e veículos tiveram que parar de circular em algumas vias. Nesta quinta-feira (15), a expectativa é de chuva e trovoada no município.
Além de Belmonte, outras cidades do sul e extremo sul estão em alerta. Em Porto Seguro e Itabuna, por exemplo, a probabilidade de chover é de 100% nesta quinta-feira. Em Teixeira de Freitas, o céu deve permanecer nublado durante todo o dia, com risco de chuvas e trovoadas. Nestes municípios, as temperaturas máximas não devem superar os 25°C.
Em Canavieiras , no extremo sul, choveu mais de 40mm nas últimas 24 horas A água invadiu casas e gerou transtornos para os moradores. Nesta quinta, deve voltar a chover, a possibilidade é de 100%. Os termômetros marcam entre 24°C e 22°C.
Salvador e RMS
Em Salvador, a previsão de chuva é pequena, nesta quinta, com apenas 30% de probabilidade. Na sexta-feira (16), o percentual aumenta para 40%, segundo o Inmet. As temperaturas variam entre 24°C e 29°C e o risco de chover é maior à noite.
Em Simões filho e Lauro de Freitas, cidades da Região Metropolitana de Salvador, o clima deve permanecer abafado, com poucos ventos e nuvens densas. De acordo com o Inmet, as temperaturas máximas desses municípios não devem ultrapassar 29°C.
Municípios afetados pela chuva
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou, na quarta-feira (14), um novo balanço da população atingida pelas enchentes que atingem várias partes do estado desde o mês passado. Ao todo, são 801 desabrigados, 17.787 desalojados e 127.086 afetados pelos desastres. O número total de atingidos é de 145.682 pessoas. Além disso, sete pessoas sofreram ferimentos em decorrência de temporais.
Na Bahia, um total de 74 municípios registraram ocorrências por causa das enxurradas. Desse total, 54 estão em situação de emergência. Além disso, pelo menos 24 rodovias baianas foram danificadas pelas fortes chuvas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Bahia (Seinfra), os serviços emergenciais permitiram o retorno do tráfego nessas regiões. (G1)