Temporal com vento de 110 km/h tomba carreta no RS

Tempestade com ventos de até 110 km/h provocou danos em diversas regiões, incluindo quedas de árvores e interrupção no fornecimento de água.

Foto: Reprodução

Na tarde e início da noite desta segunda-feira (31), um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul, com rajadas de vento que chegaram a 110 quilômetros por hora (km/h).

Em Porto Alegre, a Defesa Civil mobilizou equipes para lidar com os danos causados pelo fenômeno, incluindo registros de quedas de galhos de árvores e alagamentos. Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma carreta é vista tombando devido à força do vento, na capital gaúcha.

O maior registro de vento foi de 110 km/h na região do Aeroporto Salgado Filho. Além disso, a Defesa Civil local informou que as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Moinhos de Vento, Menino Deus, Ilhas, São João e Belém Novo, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), estão sem energia, o que pode resultar em interrupções no fornecimento de água.

Ainda em Porto Alegre, o Hospital de Pronto Socorro enfrentou dificuldades no atendimento devido ao alagamento da entrada do prédio e infiltração no segundo andar, onde está a pediatria. A Defesa Civil estimou que a chuva acumulada na cidade atingiu 40 milímetros (mm) até o final da tarde. Outros vídeos nas redes sociais também mostraram ventos fortes, com imagens de pessoas tentando se abrigar durante a tempestade.

Além da capital, outros municípios do Rio Grande do Sul também registraram ventos intensos: Canoas (100 km/h), Soledade (89 km/h), Rio Pardo (77 km/h) e Canguçu (67 km/h). A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para a continuidade das chuvas fortes até as 22h de hoje, com riscos de novos ventos intensos, raios, granizo e alagamentos pontuais.

A Defesa Civil recomendou que, em caso de tempestades severas, a população busque abrigo seguro, feche portas e janelas, retire eletroeletrônicos da tomada e abrigue animais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou parte do Rio Grande do Sul em alerta laranja devido ao risco de acúmulo de até 100 mm de chuva em algumas localidades. O Paraná também registrou nuvens carregadas e raios em diversas áreas.

google news