O Festival Virada Salvador chega ao terceiro dia nesta sexta-feira (30) e artistas como Xanddy Harmonia, Jorge e Mateus, É O Tchan e Mari Fernandez sobem ao palco do evento.
Cortejo Afro, Thiago Brava, Psirico e Vitor Fernandes também são atrações da festa nesta sexta. O evento segue até 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, orla da capital.
Além dos shows, o evento conta com um espaço especial de lazer para skatistas, roda gigante, espaço gamer, tirolesa, rapel e carrossel. O festival ainda possui uma Vila Gastronômica e uma Feira Criativa.
Confira programação e horários dos shows desta sexta
- 16h: Cortejo Afro
- 17h: Thiago Brava
- 18h30: Xanddy Harmonia;
- 20h30: Mari Fernandez
- 22h30: Jorge e Mateus
- 00h30: Psirico
- 2h30: Vitor Fernandes
- 4h30: É O Tchan
Esquemas especiais
Transporte
Mais de 400 ônibus estarão disponíveis durante o Festival. Desse total, serão 215 ônibus do Sistema Complementar (Stec), mais conhecidos como “amarelinhos”, além de 230 ônibus da frota regular. Os coletivos estarão distribuídos em 15 linhas, em diversas regiões da cidade, durante os cinco dias do evento, e irão circular até as 6h.
Três novas linhas expressas serão criadas para atender aos usuários que vão aproveitar a festa. Elas irão sair do Terminal Acesso Norte, da Estação Pirajá e da Estação Metrô Pituaçu e seguirão até a Arena Daniela Mercury. Além da frota regular das linhas que darão atendimento à festa, 95 ônibus reguladores serão disponibilizados para dar suporte à operação.
Cerca de 120 agentes de transporte da Secretaria de Mobilidade (Semob) também estarão espalhados pela cidade para orientar os usuários, além de monitorar todas as linhas em tempo real por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).
Segurança
Cerca de 3,5 mil policiais e bombeiros atuarão na segurança durante o Festival Virada Salvador. No evento, serão utilizados o Sistema de Reconhecimento Facial, instalado em pontos estratégicos, três portais de abordagens com detectores de metais e monitoramento de câmeras em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
A Polícia Militar terá cerca de 600 profissionais dos Comandos de Policiamento Regionais da Capital (CPRC) Atlântico, Central e Baía de Todos os Santos (BTS), além do Comando de Policiamento Especializado (CPE), com equipes do Graer, Choque, Bepe, Águia e Polícia Montada.
A Polícia Civil montou uma Delegacia Especial de Área (DEA) no espaço interno da arena. A unidade contará com 25 delegados , escrivães e investigadores por noite. Também haverá ampliação de profissionais nas 9ª, 12ª e 16ª Delegacias Territoriais, (DTs da Boca do Rio, Itapuã e Pituba).
Saúde
Cerca de 30 leitos equipados com suporte avançado de vida e com equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão disponíveis nos cinco dias de evento.
Além disso, seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) irão ficar de prontidão para remoção imediata de pacientes em possíveis ocorrências com maior gravidade.
Outros 16 postos de urgência e emergência 24 horas do município e o Samu funcionarão todos os dias, ininterruptamente, para atuar em ocorrências de maior complexidade.
O Posto de Atendimento (PA) Alfredo Bureau, localizado na região do Marback, terá equipes reforçadas para servir de referência em casos que necessitaram de avaliação com especialistas ou exames complementares. (g1)