O técnico Tite divulgou, hoje (7), na sede da CBF, no Rio, a lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2022, que começa no próximo dia 20, no Qatar.
Ao todo, o treinador chamou 26 jogadores, um número maior que os habituais 23 devido ao contexto da pandemia da covid-19 e das cinco substituições autorizadas pela Fifa.
A principal novidade da lista é o lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos. Ele não tinha sido relacionado para os últimos amistosos por razões físicas e agora volta à equipe na lista final. O veterano defende atualmente o Pumas-MEX e vai para a sua terceira Copa do Mundo —atuou em 2010 e 2014 e foi cortado em 2018, já com Tite, por lesão.
Tite convocou nove atacantes. Entre eles está Pedro, do Flamengo. O time rubro-negro ainda teve mais um jogador convocado: Everton Ribeiro. Já o Palmeiras é o outro clube brasileiro com um representante: o goleiro Weverton.
Daqui a exatamente uma semana, a seleção se apresenta em Turim, na Itália, para iniciar os treinamentos antes de estrear na Copa.
No dia 19, a delegação desembarca em Doha, já no Qatar, e faz os últimos treinamentos até o dia 23.
A seleção estreia no grupo G contra a Sérvia no dia 24, às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium. Os próximos jogos da seleção na fase de grupos serão em 28 de novembro, às 13h, contra a Suíça, e em 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões.
Tite convocou 88 jogadores (63 entrararam em campo) até a lista de hoje. Ao todo, foram 19 convocações para 50 partidas desde a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Tite explica por que convocou Daniel Alves
Tite foi questionado na primeira pergunta da entrevista coletiva após a convocação sobre o motivo de ter convocado Daniel Alves.
“O critério do Dani Alves é o mesmo critério de todos. Premia qualidade técnica, individual. Premia o aspecto físico e ele traz o aspecto mental. Tal qual os outros”, afirmou Tite.
Presidente da CBF chefiará delegação na Copa
O chefe da delegação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022 será o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
A escolha de si mesmo para essa função no Qatar faz com que o baiano seja o primeiro mandatário da entidade a chefiar a delegação depois de um hiato de 40 anos. O último presidente da CBF a ser chefe de delegação foi Giulite Coutinho, na Copa de 1982, na Espanha.
Veja a convocação do Brasil para a Copa de 2022:
- Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
- Laterais-direitos: Daniel Alves (Pumas-MEX) e Danilo (Juventus-ITA)
- Laterais-esquerdos: Alex Sandro (Juventus-ITA) e Alex Telles (Sevilla-ESP)
- Zagueiros: Bremer (Juventus-ITA), Éder Militão (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA) e Thiago Silva (Chelsea-ING)
- Volantes: Bruno Guimarães (Newcastle-ING), Casemiro (Manchester United-ING), Fabinho (Liverpool-ING) e Fred (Manchester United-ING)
- Meias: Everton Ribeiro (Flamengo) e Lucas Paquetá (West Ham-ING)
- Atacantes: Antony (Manchester United-ING), Gabriel Jesus (Arsenal-ING), Gabriel Martinelli (Arsenal-ING), Neymar (PSG-FRA), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona-ESP), Richarlison (Tottenham-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP) e Vini Jr (Real Madrid-ESP) (Uol)