O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) apresentou nesta segunda-feira (3), na sede do tribunal, no CAB, os mecanismos de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro. O encontro reuniu representantes de órgãos fiscalizadores e da sociedade civil.
A principal novidade para 2026 será a exibição do cargo na tela da urna no momento da votação. A ordem será: deputado federal, deputado estadual, senador para a primeira vaga, senador para a segunda vaga, governador e presidente da República.
Durante a apresentação, técnicos do TRE-BA explicaram mecanismos de proteção, como o funcionamento das urnas sem conexão com a internet, assinatura digital dos sistemas, lacração dos equipamentos e o Teste de Integridade, realizado no dia da votação.
Também foram apresentados a zerésima, que comprova que a urna começa a votação sem votos registrados, e o Boletim de Urna (BU), documento impresso ao final da votação com os resultados da seção.
Segundo o coordenador de suporte do TRE-BA, Lívio Ara, a estrutura foi preparada para garantir um processo eleitoral seguro e transparente para os mais de 10 milhões de eleitores baianos.





