O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizou uma discussão tensa com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante um encontro na Casa Branca nesta sexta-feira (28).
Trump acusou Zelensky de “apostar na Terceira Guerra Mundial” e de não demonstrar gratidão pelo apoio dos EUA. A reunião, inicialmente marcada para a assinatura de um acordo de exploração de terras raras na Ucrânia, terminou sem a formalização do documento.
Durante a conversa, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, criticou a postura do governo Biden e defendeu uma solução diplomática para o conflito. “O caminho para a paz e para a prosperidade talvez seja o envolvimento na diplomacia”, afirmou.
Zelensky rebateu e questionou que tipo de diplomacia estava sendo sugerida, citando a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.
Trump elevou o tom ao responder: “Você não está em posição de ditar o que vamos sentir. Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. O que está fazendo é muito desrespeitoso com este país.”
Vance também confrontou o líder ucraniano: “Você já nos agradeceu alguma vez?”. Zelensky afirmou que já expressou gratidão em várias ocasiões.
Desde que iniciou seu segundo mandato, Trump retirou o apoio militar dos EUA à Ucrânia e tem adotado uma postura mais próxima do presidente russo, Vladimir Putin. O republicano chegou a chamar Zelensky de “ditador” e mencionou negociações otimistas com Moscou para um possível acordo de paz.
Após o encontro, Trump escreveu na Truth Social que Zelensky “não está pronto para a paz” e que o ucraniano “desrespeitou os Estados Unidos da América no Salão Oval”.