Trump responde a 37 acusações criminais no caso dos documentos sigilosos

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump enfrenta 37 acusações criminais no processo no qual se tornou réu na quinta-feira (8)

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump enfrenta 37 acusações criminais no processo no qual se tornou réu na quinta-feira (8).

As acusações foram tornadas públicas nesta sexta-feira (9) pelo Departamento de Justiça dos EUA, que confirmou que Trump se tornou réu por supostamente ter retirado documentos confidenciais da Casa Branca quando deixou a presidência, em 2021.

Os documentos que teriam sido levados pelo ex-presidente americano incluem informações sobre as “capacidades de defesa dos Estados Unidos e de países estrangeiros” e “sobre os programas nucleares”, diz a ata de acusação.

Trump também é acusado de ter compartilhado com terceiros um mapa secreto relacionado a uma operação militar dos EUA.

O processo inclui fotos que mostram caixas de documentos em um banheiro, no palco de um auditório e em um porão. Os documentos estariam sob posse de Trump em Mar-a-Lago, seu resort na Flórida, e em um clube de golfe em Nova Jersey.

Os procuradores afirmam que a potencial divulgação dos documentos “teria colocado em perigo a segurança nacional dos Estados Unidos”. Entre as acusações contra Trump, estão:

Retenção não autorizada de documentos de segurança nacional;
Conspiração;
Obstrução de Justiça;
Falso testemunho;
Manuseio incorreto de documentos oficiais;
Desrespeito ao tribunal.
O próprio Trump havia anunciado a acusação formal na quinta-feira (8). (bahia.ba)

google news