O ministro Marco Aurélio Bellizze, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu prazo de 24 horas para a Meta comprovar que mantém igualdade na distribuição de conteúdos eleitorais das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). Se não apresentar as provas, a empresa poderá ter a multa diária elevada para R$ 1 milhão.
A decisão foi tomada após o plenário do TSE confirmar, por unanimidade, na sexta-feira (16), a proibição de interferência desigual na distribuição de conteúdos políticos no Facebook, Instagram e WhatsApp. A medida vale até o fim do segundo turno, em 25 de outubro.
A empresa também deverá apresentar relatórios em português detalhando as medidas adotadas. Entre as práticas proibidas estão reduzir o alcance de publicações, limitar recomendações ou restringir resultados de buscas de forma desigual entre os candidatos.
Em nota, a Meta negou favorecer candidaturas e afirmou que seus sistemas não distribuem conteúdos com base em ideologia política, além de garantir que suas regras são aplicadas igualmente a todos.



