O Twitter anunciou nesta segunda-feira (4) que vai aplicar regras adicionais para as eleições brasileiras marcadas para outubro. Entre as novidades, mecanismos para combater conteúdos que levam a população a não participar das eleições, além de uma etiqueta para indicar perfis de candidatos a deputado federal, senador, governador e presidente.
O anúncio ocorre meses após as maiores plataformas em operação no país firmarem parcerias com o TSE para o combate à desinformação nas eleições de outubro. As inforamações foram divulgadas pelo jornal O Globo.
A rede social vai contar com uma “política de integridade cívica” para o pleito, uma medida temporária com o objetivo de prevenir seu uso na interferência das eleições. Segundo a plataforma, nem todas as informações falsas ou inverdades sobre política ou atos cívicos estão incluídas nessa política.
As regras adicionais vão combater especificamente conteúdos que enganam com o propósito de levar a população a não participar das eleições ou que prejudiquem a confiança no processo eleitoral, como alegar adulteração de votos e fraude nas urnas, ou incitar condutas ilegais para impedir a implementação dos resultados do pleito. (Bahia.Ba)