A Uber lançou um novo recurso de segurança que vai permitir aos usuários relatar, discretamente, pequenos incidentes ocorridos durante a viagem envolvendo o motorista. A novidade, batizada de “On-Trip Reporting”, foi apresentada nessa quarta-feira (19).
Desenvolvida para denunciar problemas de segurança não emergenciais, a ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, para relatar situações como comentários inadequados feitos pelo condutor do carro, excesso de freadas bruscas e outros tipos de posturas inapropriadas para o momento.
Segundo a startup, o feedback dos passageiros foi fundamental para a criação desta nova função no app de transporte, pois uma pesquisa feita por ela mostrou que muitos usuários costumam deixar de relatar situações desconfortáveis por causa de distrações após desembarcar do carro.
Com esta novidade, a Uber espera fazer os usuários mudarem a postura, relatando os problemas na hora em que eles acontecem, ou seja, enquanto estiverem no veículo, durante o itinerário, mas tomando o cuidado de não denunciar coisas insignificantes, que normalmente já são levadas em conta ao avaliar a corrida.
Como funciona
A função On-Trip Reporting do Uber está disponível na opção Report Safety Issue (ou Relatar Incidente de Segurança, em tradução livre), nas ferramentas de segurança do aplicativo, acessíveis por meio do ícone do escudo azul, localizado no canto direito inferior da tela.
Depois de abrir o menu, basta digitar a mensagem, informando o que está acontecendo. Em seguida, a equipe de segurança da Uber fará o acompanhamento pós-viagem, entrando em contato com o usuário. Já no caso de situações emergenciais, é recomendável usar outra opção encontrada no próprio menu.
O novo recurso do Uber chega primeiro aos usuários da plataforma nos Estados Unidos e no Canadá. Ainda não há previsão de lançamento para outros países. (TecMundo)