O vereador de Santo Antônio de Jesus, Uberdan Cardoso (PT) defendeu o nordeste após críticas feitas pelo seu colega, o médico e vereador Dr. Gilvandro Couto, popular Dr. Gil (PSDB), ao falar sobre resultado das eleições presidenciais no último domingo (02). (reveja aqui)
Em sessão que ocorreu na Câmara de Vereadores na terça-feira (04), o vereador Dr. Gil chegou a afirmar que o povo nordestino é fácil de enganar devido à população ser analfabeta e aponta educação escassa na Bahia sendo a pior do Brasil.
EM DEFESA DO NORDESTE:
Em defesa da região, o vereador Uberdan Cardoso pediu a palavra para rebater as falas de seu colega na Tribuna. O petista fez citações de grandes nomes da música e escrita: “como o cantor Caetano Veloso, o escritor Ariano Suassuna e o poeta baiano Castro Alves, ênfase na representatividade, na cultura nordestina e as 10 maiores notas do ENEM no Brasil, 7 estão na Bahia”, cita.
CARÁTER:
“O povo nordestino e o povo baiano merece lhe dá uma resposta. Somos uma região onde 10 dez melhores notas em redação do país, sete estão aqui. Uma região que produziu grandes nomes da música, da educação, política e outros centros culturais, não merece que um vereador nordestino, venha dizer publicamente que o nosso povo é burro e analfabeto só porque votou em Lula, nosso povo não é burro, somos muito inteligentes e trabalhadores, agora, se nossos talentos foram escoados pelo ralo é por conta de um governo que virou as costas para o nordeste a vida toda. A nossa região é exemplo disto, onde nos tínhamos a UFBA (Universidade Federal do Recôncavo) por 60 anos e precisou que um presidente analfabeto trouxesse aqui, por exemplo, a Universidade Federal. O senhor que é médico, sabe muito bem da dificuldade que foi fazer um curso de medicina. O que não temos é oportunidade e caráter não está associado a escolaridade, pois, o que mais vemos é rico envolvido em ‘maracutaia‘, enquanto nós trabalhadores do nordeste estamos aí, ganhando um salário mínimo, então queria pedir ao nordestino desculpa pela fala infeliz do senhor Dr. Gil”, defendeu Uberdan.
Redação Voz da Bahia