Ucrânia formaliza pedido para entrar na União Europeia

Foto: UKRAINE PRESIDENCY / AFP

A Ucrânia formalizou em documento, nesta segunda-feira (28), o pedido para entrar na União Europeia. O documento foi assinado pelo presidente Volodymyr Zelensky. 

Em uma foto divulgada pela presidência ucraniana, o presidente apareceu ao lado do primeiro-ministro Denys Shmyhal e o presidente do Parlamento da Ucrânia Ruslan Stefanchuk. Na manhã desta segunda-feira, no horário local, o presidente anunciou pelas redes sociais que conversou com a presidente da comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen.

“Falamos sobre decisões concretas sobre o fortalecimento das capacidades de defesa da Ucrânia, assistência macrofinanceira e a adesão da Ucrânia à União Europeia”, resumiu. 

Zelensky tem conversado com outros presidentes para apoiarem a decisão de entrada no grupo. Alguns recentes contatos foram com a Romênia e com a Lituânia.

Após o documento assinado pelo país requerente chegar à UE, são necessários outros passos. Em situações normais, o Conselho decide se aprova ou não o requerimento após consultar a Comissão Europeia. Caso aprovado, o país será comunicado sobre a legislação do bloco e deve atender a 34 pontos. A Comissão da União Europeia, depois, apresenta relatórios e, no caso de um desenvolvimento positivo, decide por unanimidade quanto ao início das negociações.

Em uma audiência, o país candidato e os países integrantes discutem os pontos principais. Depois, um grupo, formado pela Comissão Europeia, o Conselho da UE e os delegados do país candidato – assina o esboço da ata de admissão.

Só depois a admissão é votada pelo parlamento europeu, que dá o aval para o conselho assinar a admissão do país requerente. (O Tempo)

google news