A Universidade Federal da Bahia (Ufba), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), publicou o primeiro edital para contratação de professores visitantes com notório saber. Estão sendo oferecidas 10 vagas para o cargo. Interessados em participar do processo seletivo devem enviar os documentos necessários ao Proext até 31 de julho.
O notório saber é um título conferido por uma instituição universitária para reconhecer o conhecimento de membros da comunidade, que não possuem trajetória acadêmica, adquirido por meio da experiência de trabalho ou de vida.
O edital, disponibilizado no site da UFBA, faz parte da parte do Programa de Saberes Tradicionais. o objetivo é fortalecer projetos de Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS), a a curricularização da extensão, bem como as relações entre a UFBA e a sociedade.
Conforme estabelecido em edital, a seleção realizada com base em critérios como a trajetória e o impacto do candidato na área de atuação do plano de trabalho. Além disso, serão considerados o memorial do candidato, analisando a produção cultural, artística, científica e experiência profissional da pessoa, assim como o plano de trabalho entregue e a interação com o o corpo docente e instâncias acadêmicas.
Dentre as vagas disponibilizadas, oito serão destinadas para ampla concorrência, enquanto as outras duas para candidatos autodeclarados negros. É importante ressaltar que o contrato de trabalho deverá ter duração mínima de um ano, podendo ser renovado para o mesmo período. Mais informações podem ser acessadas através do edital do processo seletivo.
Caso outras unidades universitárias queiram contratar professores de notório saber, processos seletivos internos serão divulgados em seus respectivos sites.