Após a confirmação do retorno das aulas presenciais a partir de 7 de março, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou, nesta terça-feira (11), um formulário para comprovação do esquema vacinal da comunidade universitária.
De acordo com a universidade, a medida integra uma série de ações para um retorno seguro das atividades presenciais. Nesta terça, a comunidade acadêmica passou a receber, por e-mail, um formulário eletrônico para conhecer a situação vacinal de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.
Ainda segundo a UFBA, as informações coletadas serão mantidas em sigilo e devem ser preenchidas até 31 de janeiro.
Apenas os professores, servidores técnico-administrativos e estudantes completamente vacinados – com duas doses, dose única ou dose de reforço – poderão frequentar a Universidade. Ainda de acordo com a universidade, a comprovação da vacinação completa de trabalhadores terceirizados será realizada e informada pelas empresas que prestam serviços à UFBA.
Aulas presenciais
As aulas presenciais da UFBA serão retomadas no próximo semestre letivo, a partir de 7 de março a 9 de julho de 2022. A decisão foi tomada em novembro, após reunião do Conselho Universitário (Consuni). A resolução do Consuni preserva profissionais e estudantes portadores de comorbidades e seus respectivos cuidadores, além dos idosos acima de 60 anos, gestantes, lactantes e pais ou responsáveis por crianças que não estejam frequentando escola em razão da pandemia.
Os servidores que fazem parte de um dos grupos poderão continuar a atuar de maneira remota. Já os alunos que se enquadram nessas condições será permitido que cursem disciplinas online ou realizem exercícios domiciliares, dentro do limite de oferta dos cursos.
Para o retorno, as faculdades deverão adaptar os espaços físicos para proporcionar condições de ventilação, higiene e acessibilidade adequadas, atendendo às exigências dos protocolos em cada unidade universitária.
As aulas presenciais foram suspensas em março do ano passado, no início da pandemia da Covid-19 em toda a Bahia. Desde então, os alunos da instituição estiveram em aulas remotas.
Fonte: G1