Faltando apenas algumas semanas para que a Apple faça a revelação oficial de seus novos smartphones, nos últimos dias diversos vazamentos de informações sobre o iPhone 11 têm aparecido na mídia. E o mais recente deles aconteceu nesta segunda-feira (12), via Twitter.
Revelado pelo perfil com nome de usuário CoinX (que no ano passado já tinha revelado o nome oficial de todos os novos modelos de iPhone uma semana antes deles serem anunciados), o tweet afirma que a Apple usará pela primeira vez sufixo “Pro” no nome de seu smartphone mais avançado.
Ainda que o tweet não revele exatamente como esse uso se dará – o próximo smartphone da Apple se chamará iPhone Pro, ou o que seria o sucessor do iPhone XS Max se chamará iPhone 11 Pro? – a mudança na nomenclatura parece ser uma boa jogada da empresa. Até então, a Apple tem nomeado seus smartphones mais avançados com o sufixo “Plus” ou “Max”, mas nenhum destes possui um significado natural que faz os usuários entenderem do que eles se tratam sem precisar pesquisar sobre.
Já ao usar o sufixo “Pro” – como, por exemplo, iPhone 11 Pro – fica muito claro que se trata de uma versão do iPhone 11 mais robusta, feita para uso profissional (ou seja, com mais opções). E até mesmo aquele cliente que não está muito antenado às novidades no mercado de celular consegue identificar que o hipotético iPhone 11 Pro é melhor que o iPhone 11 – e, por isso, mais caro.
Além da possível mudança do nome, o que já sabemos sobre os próximos iPhones até agora é que o sucessor do iPhone XR terá uma tela LCD de 6,1 polegadas, enquanto o sucessor do iPhone XS terá um display AMOLED de 5,8 polegadas e o do XS Max – que provavelmente será o modelo que ganhará a designação “Pro” – um painel AMOLED de 6,5 polegadas, além de ser o único dos três modelos que terá um sistema com três câmeras traseiras.
Por enquanto, ainda não há uma data específica para quando a Apple irá revelar os novos modelos do iPhone, mas existem rumores de que a empresa está planejando o evento de lançamento para o dia 11 de setembro e a chegada dos novos aparelhos no mercado para o dia 20 do mesmo mês. Por enquanto, tudo não passa de rumores, mas se eles estiverem corretos já deveremos ter alguma informação sobre o evento de revelação dos novos modelos nos próximos dias.
Por: Rafael Rodrigues da Silva / Canaltech