Via Metropolitana reduz em 50% o tempo de viagem até praias de Camaçari

Foto: Divulgação/Concessionária Bahia Norte

Diariamente, cerca de 7 mil veículos trafegam pela Via Metropolitana Camaçari/Lauro de Freitas. Inaugurada em julho de 2018, a estrada leva tranquilidade aos motoristas que precisam sair de Salvador e chegar às praias das cidades na região metropolitana. É uma opção mais rápida e mais confortável.

Com 11,2 quilômetros de extensão, além de pista dupla nos dois sentidos, sete viadutos, quatro pontes, um túnel de acesso, um canteiro central e uma praça pedágio, os motoristas conseguem reduzir em 50% o tempo de deslocamento entre o final da Avenida Paralela e a região de Abrantes, no sentido litoral norte, utilizando a Via Metropolitana.

A economia de tempo é possível porque a rodovia evita que o motorista passe por dentro da região central do município de Lauro de Freitas, trecho que possui diversas sinaleiras e costuma apresentar retenções significativas em feriados e horários de pico.

De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), foram investidos cerca de R$ 298 milhões na obra que vai do km 18,5, na BA-526, CIA-Aeroporto, e o km 8,5 da Estrada do Coco, na altura do distrito de Abrantes, em Camaçari.

Foto: Divulgação/Concessionária Bahia Norte
Foto: Divulgação/Concessionária Bahia Norte

Os motoristas podem utilizar a praça de pedágio no sentido litoral norte, na volta, no sentido Salvador. Os motoristas que pagarem a tarifa na praça de pedágio da Concessionária Litoral Norte têm até uma hora para passar pela praça da Via Metropolitana sem pagar novamente, mediante apresentação do cupom com código de barras.

Concessionária Bahia Norte

O gerente de operações da Concessionária Bahia Norte, Alessandro Fernandes, contou que todos os usuários que utilizam a Via Metropolitana Camaçari/Lauro de Freitas têm um auxílio especial, caso precise, ao passar pela praça de pedágio.

“Desde atendimento médico a mecânico, o motorista pode contar com as equipes. Nós temos serviços além disso, que são os auxílios com animais na pista e manutenção da via para que o motorista sinta-se confortável em trafegar”, explica Alessandro.

Alessandro afirma que o pagamento do pedágio não é em vão, e que o dinheiro “é revertido em trazer sempre o melhor ao usuário que preferir trafegar por ela”. “Nós temos atendimento 24 horas. O motorista que precisar de qualquer atendimento, como guincho, inspeção viária, atendimento pré-hospitalar, base de apoio ao usuário, estaremos prontos em um centro de controle operacional para atendê-los”.

Para Alessandro, a redução de tempo de viagem é o mais importante, e o que mais atrai os motoristas à via. “O principal fator é não pegar o congestionamento que acontece nas vias comuns de Lauro de Freiras. Eles conseguem economizar 50% de tempo. É uma boa alternativa para os motoristas que desejam curtir as praias de Arembepe, Guarajuba ou Itacimirim, por exemplo”.

Além disso, existem mais vantagens que Alessandro cita para os motoristas que optam pela Via Metropolitana.

“Diariamente, sete mil veículos trafegam pela via. Eles conseguem reduzir metade do tempo de viagem passando por ali e seguindo para algumas praias do litoral norte. Além disso, quem passa por lá, até uma hora, consegue isenção quando passa pelas nossas cabines”.

via metropolitana graficp
Imagem: reprodução

(Metro1)

google news