Nesta sexta-feira, a UNESCO nomeou o atacante brasileiro do Real Madrid, Vinicius Junior, como Embaixador da Boa Vontade para a Educação para Todos. A iniciativa reconhece o compromisso do jogador com a igualdade de oportunidades e o acesso à educação para crianças e adolescentes em todo o mundo.
“É mais que uma honra, é uma vitória e um dever que levarei comigo por toda a vida”, disse o brasileiro, que recebeu uma camiseta azul-marinho da diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay. O jogador de 23 anos também destacou a importância de ser reconhecido como um cidadão que faz a diferença.
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, elogiou o compromisso de Vinicius Junior com a educação e o considerou um modelo para toda uma geração. Vinicius Junior se junta a outros embaixadores da UNESCO, como a atriz espanhola Rossy de Palma, o ator norte-americano Forest Whitaker e o chef ítalo-argentino Mauro Colagreco.
A organização estima que 250 milhões de crianças e adolescentes no mundo não têm acesso à escola e que sete em cada 10 crianças não conseguem ler ou compreender um texto simples aos 10 anos.(metro1)