O bairro de Pernambués se tornou, em 2024, a localidade com o maior número de tiroteios em Salvador, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado. Com 47 ocorrências registradas e 30 mortes, a comunidade vive uma escalada da violência, marcada por confrontos entre facções criminosas e ações policiais.
Com cerca de 35 mil habitantes, Pernambués é a segunda maior favela de Salvador e a 11ª do Brasil, conforme dados do Censo 2022. Entre os mortos, 29 eram civis e um era policial. As ações policiais responderam por 16 dos tiroteios registrados, resultando em 10 mortes e dois feridos.
O bairro de Beiru/Tancredo Neves ficou em segundo lugar, com 36 tiroteios e 26 mortes. Já Fazenda Grande do Retiro se destacou negativamente ao registrar 31 mortes, o maior número entre todas as localidades.
Bairros com mais tiroteios em 2024:
- Pernambués
- Beiru/Tancredo Neves
- Fazenda Grande do Retiro
- Lobato
- Valéria
- Fazenda Coutos
- Itapuã
- IAPI
- Liberdade
- Paripe
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que intensificou ações de inteligência e repressão contra facções criminosas, resultando na localização de 94 líderes de grupos criminosos, sendo 30 encontrados em outros estados. A SSP reforçou que as Forças Policiais não permitirão que criminosos ditem regras e ressaltou que as mortes violentas reduziram 8,7% em 2024.
Denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia: 181, com total sigilo.