A Visa e Mastercard decidiram suspender todas as suas operações na Rússia, após os ataques realizados contra a Ucrânia, que ocorre desde o dia 24 de fevereiro.
A Visa informou, através de nota, que cartões desta bandeira no país vão deixar de operar fora da Federação Russa e as transações de clientes e parceiros serão encerradas nos próximos dias. Já a Mastercard, disse que os cartões emitidos por bancos russos não serão mais suportados pela rede. Além disso, qualquer Mastercard emitido fora do país não funcionará em comerciantes ou caixas eletrônicos russos.
O CEO da Visa, Al Kelly, classificou os eventos do conflito armado como “inaceitáveis”. “Somos compelidos a agir após a invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia e os eventos inaceitáveis que testemunhamos. Lamentamos o impacto que isso terá em nossos valiosos colegas e nos clientes, parceiros, comerciantes e titulares de cartões que atendemos na Rússia. Esta guerra e a ameaça contínua à paz e à estabilidade exigem que respondamos de acordo com nossos valores”, disse Al Kelly, presidente e CEO da Visa. (Bahia.Ba)