Vitória da Conquista: Governo abre mais dez vagas de UTI para tratar Covid-19

Foto: Divulgação

O Estado da Bahia decidiu abrir dez novos leitos de UTI Covi-19 no Hospital Geral de Vitória da Conquista, devido ao aumento do número de pacientes graves diagnosticados com o coronavírus na região sudoeste. Agora a região conta com 156 leitos ativos, sendo 70 de Terapia Intensiva e 86 clínicos. 

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia, evitando a transferências de pacientes entre regiões. Com estes novos leitos, reduzimos a taxa de ocupação das UTIs Covid-19, estando agora em 73%”, afirma o secretário. 

A subsecretário da Saúde, Tereza Paim, alerta que as duas próximas semanas serão fundamentais para conter o avanço da Covid-19 na região. “Se faz necessário um esforço adicional da população, pois esta é uma doença que já matou mais de 8,5 mil baianos e precisamos conter o avanço do vírus com hábitos que aprendemos ao longo da pandemia, como usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos frequentemente”, ressalta a subsecretária, ao lembrar que isto se faz necessário para evitar medidas ainda mais restritivas, como já ocorre em outras cidades. (BN)