Vitória pode ser punido por cânticos homofóbicos da torcida contra ex-jogador

Árbitro relatou ofensas a Wagner Leonardo em súmula; CBF prevê punições para casos de discriminação

Foto: Acervo Vitória/Flickr

O Esporte Clube Vitória poderá sofrer punições após sua torcida entoar cânticos homofóbicos direcionados ao zagueiro Wagner Leonardo, neste domingo (27), durante a partida contra o Grêmio, no estádio Barradão. O episódio ocorreu aos 20 minutos do primeiro tempo, no reencontro do ex-capitão com a torcida rubro-negra.

De acordo com a súmula da partida, o árbitro Felipe Fernandes de Lima relatou ter ouvido os gritos de “Wagner Leonardo viado” vindos das arquibancadas. A situação coloca o Vitória sob risco de sanções, em razão de mudanças feitas em 2023 no Regulamento Geral de Competições (RGC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo o artigo 134 do RGC, atitudes discriminatórias praticadas por torcedores são consideradas infrações de extrema gravidade. O regulamento define como discriminação qualquer ato que ofenda a dignidade em razão de raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, origem social, entre outros fatores.

Com a infração registrada oficialmente, o clube poderá ser denunciado e sofrer punições que incluem multas, perda de mando de campo ou até outras penalidades esportivas, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

google news