Volta às aulas: Prefeitura e Governo entram em acordo e anúncio será feito próxima semana

-
Foto: Carol Garcia / GOVBA

Já existe um acordo entre a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado da Bahia em relação ao retorno ou não das aulas na capital baiana, de acordo com a afirmação do prefeito ACM Neto feita nesta sexta-feira (23). De acordo como democrata, houve mais uma reunião entre as equipes do município e estado para tratar o assunto. O anúncio será feito na próxima semana. 

“Ontem as nossas equipes técnicas trabalharam, nós já temos praticamente acordo das regras e protocolos de como deve ser retomada a educação e provavelmente eu e o governador vamos nos pronunciar sobre esse assunto próxima semana. Não posso antecipar nada, porque estamos tratando conjuntamente, mas posso afirmar que há convergência e praticamente já existe um acordo das equipes”, disse, durante a entrega da nova Arena Pronaica, em Cajazeiras X e a Escola Municipal Ulysses Guimarães.

Além disso, o prefeito falou sobre a pressão dos dirigentes de colégios e universidades particulares. Neto garantiu que “não haverá distinção entre escola pública e a particular, o calendário de retorno das aulas vai ser uniforme. Quando voltar para escola pública, vai voltar para escola particular”. “Entendo a pressão das escolas, das universidades, mas  já mostrei várias vezes  que não decido por pressão”, continuou.

“Infelizmente existe uma diferença enorme que foi bastante aprofundada no período da pandemia, nós não vamos permitir que isso se torne ainda mais grave”, completou o prefeito. 

Neto comentou também sobre como pode ficar o calendário letivo. “Nós não vamos agir de maneira açodada, haverá passo a passo, com muita cautela. Sem dúvidas vamos ter que  compilar dois anos em um. Se a gente conseguir voltar ainda esse ano vamos aproveitar algum tempo de  2020 e vamos aproveitar todo o tempo de 2021. Não é justo que a gente prejudique o aprendizado e o desempenho dos alunos”. (Varela)