Volume de vendas no varejo cresceu 1,8% em abril

Foto: Arquivo/ Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O volume de vendas do varejo brasileiro cresceu 1,8% em abril, informou o IBGE nesta terça-feira (8). O resultado compensa a queda de 1,1% em março, quando houve fechamento de atividades em razão da segunda onda de Covid-19. Na média móvel trimestral, houve alta de 0,4% frente ao período imediatamente anterior.

Na série sem ajuste sazonal, quando o comparativo é feito com igual intervalo um ano antes, o comércio varejista aumentou 23,8% frente a abril de 2020. Nesta avaliação, o setor acumula expansão de 4,5% entre janeiro a maio de 2021 e 3,6% no intervalo de 12 meses.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume comercializado cresceu 3,8% frente a março e de 41% sobre abril de 2020.

A alta de 1,8% em abril último frente a março resultada de taxas positivas em sete das oito atividades, com destaque para Móveis e eletrodomésticos (24,8%) e Tecidos, vestuário e calçados (13,8%).O único desempenho negativo veio de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,7%). (bahia.ba)