O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou nesta quinta-feira (12) que uma eventual retomada das coligações partidárias nas próximas eleições é algo “muito ruim”. Em sua avaliação, o modelo representa uma espécie de estelionato, em que o eleitorado acaba sendo “enganado”.
“A coligação, na minha opinião, acaba sendo um estelionato eleitoral. A gente se junta só para a eleição. Então estamos enganando a torcida, o eleitorado. Você junta de A a Z, elege, e depois cada um toma seu rumo”, declarou Wagner em entrevista ao portal UOL.
Após um acordo que rejeitou o modelo do chamado “distritão” a partir das próximas eleições, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de nesta quarta (11), o texto-base da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de reforma eleitoral, que prevê o retorno das coligações partidárias em eleições para deputados e vereadores a partir de 2022.
A reforma eleitoral foi colocada para votação às pressas pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). A atitude foi contestada pela oposição, que, inicialmente obstruiu a sessão, pedindo a retirada da PEC de pauta, por exemplo. (Metro1)