O cantor Wesley Safadão informou ao público, no último dia 3 de setembro, que estava dando uma pausa na carreira. O motivo foram as fortes crises de ansiedade que o artista enfrentou recentemente. O Fantástico conversou com Wesley, que revelou, inclusive, já ter pensado em parar de cantar, seis anos atrás, devido ao ritmo acelerado da carreira.
“Em abril de 2017, eu já não aguentava mais. Tipo assim, eu estava no melhor hotel de Belo Horizonte. Eu me lembro que eu estava num hotel de BH, e eu queria estar na rua onde eu nasci e eu não podia”, lembrou o cantor.
Conforme o anúncio da pausa, feito nas redes sociais do artista, o músico de 35 anos decidiu se afastar dos palcos por orientação médica. Com isto, os shows dele foram cancelados.
“Essa reavaliação eu tenho feito agora. Então, eu acredito que eu comecei a ter isso em 2017. Eu terminei de gravar o meu DVD de Miami, quando eu volto para o Brasil, todo mundo na comemoração, eu reúno os meus sócios, minha família e digo, eu quero parar de cantar. 2017, eu disse isso. Em abril”, complementou.
Início da carreira
Wesley Oliveira da Silva iniciou a carreira como cantor ainda na adolescência, com a Banda Garota Safada, surgida no Bairro Serrinha, periferia de Fortaleza. Os hits “Tentativas em Vão”, “Disco Voador” e “Vai Esperar” projetaram a carreira dele a nível nacional rapidamente. Desde então, a rotina e agenda de shows se mantiveram aceleradas.
“Eu chegava a fazer quase 50 shows por mês. Então, você imagina: 30 dias, não dormindo bem, cansado. Isso, só que com 2008 eu tinha 20 anos de idade”, disse o cantor que completou 35 anos no último dia 6 de agosto, em meio a pausa na carreira.
O ritmo intenso das apresentações trouxe a Wesley problemas físicos também. Em 2022, o cantor cearense anunciou cancelamento de seis shows devido a uma lesão na coluna. O problema, diagnosticado como hérnia de disco, foi consequência da síndrome da cauda equina, problema que atinge um grupo de nervos localizado dentro do canal espinhal. O grupo recebe esse nome pela semelhança à cauda de um cavalo.
‘Medo de perder o controle em cima do palco’
Safadão revelou que, devido aos problemas de saúde mental, ele temia ter algum episódio mais grave durante os shows. “O medo é de você passar mal, e tinha medo de perder o controle em cima do palco”, revelou o artista.
Ele disse que os sintomas agravaram no início de agosto. Então, é esse medo, sabe? O medo de morrer. No dia 5 de agosto, eu tive isso. Então, assim, do 5 de agosto para cá, eu estou tomando medicamento que o psiquiatra passou”, explicou o artista.
“Tenho conseguido controlar assim. Então, quando eu estou fazendo algo, esses dias eu estava jogando bola. Eu estou andando a cavalo, eu estou brincando com meus filhos, você esquece. Mas na hora que para. Aí eu começo a pensar, meu Deus, eu estou cancelando shows, eu estou faltando com o compromisso com as pessoas. Eu não queria isso”, destacou.
Negação da ansiedade
O cantor disse que, a princípio, teve dificuldade em aceitar o diagnóstico de ansiedade, pois achava que a doença era “frescura”. “Eu não queria acreditar que eu estava com crise de ansiedade. Então, assim, eu era uma bomba-relógio que estava me estressando facilmente por coisas poucas.?Era um estresse diário atrelado a logísticas, cansaço, não dormir bem”, explicou o cantor.
“Eu era daquele time do ‘ansiedade é frescura, não temos isso’.?A primeira consulta que eu fiz com a psicóloga, ela disse: Vamos partir do princípio que você precisa aceitar, porque isso e agora assim, não é o fim do mundo, assim, você vai melhorar. Agora depende de você também”, revelou Safadão.
Uma semana após o anúncio da pausa, Wesley Safadão já possui uma estimativa de retorno aos palcos: setembro de 2023. “Se Deus quiser, eu vou voltar. Se Deus quiser, e eu vou voltar super bem”, projetou.
“Eu amo meu trabalho. Eu amo cantar. Eu amo o que eu faço, mas eu também preciso ter o meu tempo para conviver e fazer coisas que eu gosto”, complementou.
“Eu quero voltar no final desse mês já. Parar essas três, quatro semanas. Acho que eu já estou me sentindo bem. Ontem foi um dia que eu fui dormir muito bem, mas quando eu acordei, eu já acordei acelerado”, disse Safadão.
(g1)