O governador Wilson Witzel anunciou a prorrogação das medidas restritivas de prevenção e enfrentamento da Covid-19 no Rio de Janeiro até o dia 6 de julho.
A medida determina que permanecem suspensas as aulas presenciais das redes de ensino estadual, municipal e privada; atividades coletivas em cinemas, teatros e afins; e o funcionamento de academias de ginástica. Permanece a recomendação para que a população fluminense não frequente praias, lagoas, rios e piscinas públicas e clubes.
O funcionamento de alguns setores do comércio e da indústria permanece apenas em determinados horários específicos para evitar aglomerações.
Caso a ordem seja descumprida, as forças de segurança pública estão autorizadas a atuar em eventuais práticas de infrações administrativas e crimes previstos.
O decreto mantém a recomendação às prefeituras fluminense sobre a reabertura gradual de setores do comércio e da indústria, de acordo com as especificidades de cada cidade.
No novo decreto, os municípios têm autonomia para manter suas determinações e regras.
O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio, registrava um total de 93.378 pessoas infectada, com 6.061 contaminações nas últimas 24h e 8.595 mortes. (Bahia.Ba)