Zagueiro titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018, Miranda anunciou, nesta quinta-feira (11), sua aposentadoria do futebol. Ao 38 anos, o jogador publicou um vídeo nas redes sociais para divulgar a decisão. Seu último clube foi o São Paulo.
“Estou aqui para contar para vocês que chegou o momento de dizer adeus. Se o futebol fosse uma pessoa, depois de tudo que vivi, diria que foi emocionante, que vivemos uma coisa inexplicável, mas chegou o momento de ser o João Miranda. Tudo o que fiz, tudo o que conquistei, foi de maneira honrosa, digna”, afirmou.
Nascido na Paranavaí, no Paraná, Miranda foi formado pelo Coritiba. Sua carreira, no entanto, ficou marcada pela passagem no São Paulo, a partir de 2006, por onde foi tricampeão brasileiro.
Na Europa, defendeu o Sochaux, entre 2005 e 2006, o Atlético de Madrid, entre 2011 e 2016, e a Inter de Milão, até 2019.
Antes de voltar ao São Paulo, passou pelo Jiangsu Suning, da China. Pelo Tricolor paulista, no total, ele disputou 342 jogos e marcou 12 gols. Pela Seleção, foram 58 partidas e três gols. (BN)