O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira (21), o contrato de R$ 12,5 milhões para a ampliação de 61 novos leitos de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Misericórdia, conhecida como Hospital Dr. Heitor Guedes de Mello, em Valença, no baixo sul baiano.
“Este aporte na Santa Casa da cidade é para garantir os serviços, enquanto o hospital previsto no programa de governo, lançado no PAC, não fica pronto. O Governo do Estado está fazendo esse investimento para que a saúde na Bahia mantenha o padrão de qualidade”, afirmou a secretária da Saúde, Roberta Santana.
Jerônimo, por sua vez, destacou que a iniciativa, conduzida pela Secretaria da Saúde (Sesab), abrange a criação de leitos clínicos, leitos de UTI Adulto e um Centro de Parto Normal, destacando a importância do cuidado com a vida da população baiana. “Essas três agendas que fizemos aqui na Santa Casa, para a garantia dos serviços e ampliação, são para que os pacientes não precisem ser transferidos para outras localidades e possam se tratar perto da família”, ressaltou o governador.
O credenciamento contempla a distribuição de leitos de forma estratégica, com três clínicas cirúrgicas, nove clínicas obstétricas, 33 clínicas médicas, 10 clínicas pediátricas, cinco centros de Parto Normal e um leito de UTI Adulto na Santa Casa de Misericórdia de Valença.