Seguir uma dieta livre de glúten não precisa ser uma missão difícil, sabia? Afinal, existem ingredientes nutritivos que podem muito bem substituir a farinha de trigo no preparo de bolos, cookies, pizzas e outras massas bem saborosas – basta buscar receitas alternativas. Para te ajudar a montar um cardápio adequado à alimentação de celíacos, nós fizemos uma lista com 7 substitutos da farinha de trigo que não contêm glúten. Confira!
1. Farinha de arroz
Quando se trata de preparar receitas sem glúten, a farinha de arroz talvez seja o principal substituto da farinha de trigo. Além de ser bem nutritiva – é fonte de fibras, proteínas, fósforo, magnésio e algumas vitaminas – ela rende receitas mais saudáveis de pães, bolos, tortas, panquecas e até mesmo pizzas que atendem ao público celíaco. Interessante, né?
2. Farinha de grão-de-bico
Você sabia que o grão-de-bico (importante leguminosa) também pode ser usado como substituto da farinha de trigo? Para isso, a nossa sugestão é moer os grãos no processador e depois peneirar para, assim, fazer uma farinha caseira altamente nutritiva. Fonte de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio e outros nutrientes, a farinha de grão-de-bico é uma alternativa bem saudável e pode ser usada no preparo de diversas receitas celíacas: panquecas, pães, broas, pizzas e até farofas bem saborosas. Que tal experimentar?
3. Farinha de coco
Extraída a partir da polpa e da casca da fruta, a farinha de coco também é considerada uma das mais nutritivas – é fonte de gorduras “do bem”, fibras e vitaminas – e é uma alternativa mais natural para o preparo de pães, bolos e serve até mesmo para incrementar smoothies e vitaminas. Uma boa dica, por exemplo, é preparar um bolo de caneca com farinha de coco, óleo de coco, banana e canela. Essa combinação fica bem saudável e saborosa, pode apostar!
4. Farinha de tapioca
Para preparar um café da manhã ou lanche da tarde bem leve e saudável, uma ótima dica é apostar no preparo da tapioca. Você pode rechear com queijo, tomate e orégano, por exemplo, que fica uma delícia! Para quem não conhece, a farinha de tapioca é um tipo de goma que fornece energia ao organismo, é livre de glúten e fonte de nutrientes importantes (como cálcio, ferro e vitaminas do complexo B). Você pode usá-la no preparo de pães, crepes e pizzas caseiras, por exemplo.
5. Farinha de linhaça
Fonte de fibras, cálcio, fósforo, ferro, magnésio e ômega 3, a farinha de linhaça é considerada um alimento altamente nutritivo e, por não conter glúten, também é ótima para substituir a farinha de trigo em diferentes comidas para celíacos. A linhaça é ótima para incrementar vitaminas, smoothies, sucos, omeletes, crepes, panquecas, pães e diferentes massas. Fica a dica!
6. Farinha de amêndoas
Outra dica interessante para quem quer preparar receitas celíacas bem saborosas e saudáveis é apostar na farinha de amêndoas. Além de ser fonte de proteínas, antioxidantes e gorduras “do bem”, esse ingrediente tem alto teor de fibras – sendo indicado para quem precisa perder peso. A farinha de amêndoas também ajuda no controle do colesterol, garante saciedade e pode ser usada em diversas receitas: de pães, bolos, panquecas e pizzas. Vale a pena experimentar!
7. Farinha de chia
Obtida a partir da moagem das sementes de chia, essa farinha é conhecida por melhorar o funcionamento do intestino, contribuir para a perda de peso e controle do colesterol. Além disso, ela é livre de glúten (sendo muito indicada para a dieta de celíacos) e ajuda a incrementar diferentes receitas de massas, como pães, bolos, cookies e brownies. Geralmente, ela é usada como ingrediente complementar, junto com outras farinhas. Uma boa dica, por exemplo, é preparar um pão caseiro à base de farinha de amêndoas e de chia. Fica uma delícia e é supernutritivo!