79% dos brasileiros acreditam que a reabertura das escolas agravará pandemia, aponta Datafolha

Foto: Divulgação

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e publicada na última segunda-feira (17) pelo jornal Folha de S.Paulo revelou a opinião dos brasileiros quanto à reabertura das escolas durante a pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa foi realizada nos dia 11 e 12 de agosto. Foram ouvidos dois mil brasileiros adultos (homens e mulheres) de todos os Estados brasileiros e que possuem telefone celular.

O instituto fez perguntas quanto ao agravamento da pandemia pela reabertura das escolas e também se os entrevistados consideram que as aulas presenciais deveriam ser retomadas. Apenas 19% dos ouvidos defenderam a volta às aulas.

Assim, 79% dos entrevistados acreditam que a a retomada pode agravar ainda mais o cenário de pandemia no país, enquanto 1% declarou não saber.

Além disso, as mulheres foram as que mais indicaram preocupação com a retomada das atividades de ensino presenciais. Desse modo, 80% das mulheres entrevistadas afirmaram que a reabertura das escolas vai piorar a pandemia do novo coronavírus. Apenas 17% delas acreditam que não haverá piora e 3% não souberam responder à pergunta.

Entre os homens o percentual que acredita que a pandemia vai piorar com a reabertura das escolas é menor. Assim cerca de 77% dos homens acreditam que haverá agravamento do cenário.

Ao serem perguntados se as escolas devem reabrir, 82% das mulheres afirmaram que as instituições de ensino não devem reabrir, enquanto 22% dos homens acreditam que a reabertura deve ser feita.

Quanto àqueles que aprovam o governo Bolsonaro, apenas 29% defendem a reabertura. Entre os que reprovam o atual governo 89% afirmam que as escolas devem continuar fechadas. (Concurso Brasil)