Thelma mais uma vez foi alvo de preconceito do lado de fora da casa do ” BBB 20 “. A vice-presidente da Mangueira, Guanayara Firmino, usou seu perfil no Facebook para ofender a médica e em um post com o plano de fundo de cocô escreveu: “Thelma, safada! Mucama fdp!”.
Alguns amigos da vice-líder da Mangueira endossaram o comentário dela e um deles até disparou contra Thelma: “Escrava ou criada negra/que vivia mais próxima dos senhores, ajudava nos serviços caseiros.”
Mas, os fãs da anestesista não gostaram da fala de Guanayara e lembraram que neste ano a escola de samba desfilou com um Jesus Cristo Negro pela Sapucaí. “Mucama safada não ofende apenas Thelma, como também todas as mulheres pretas”, escreveu uma das internautas.
Em nota oficial, a vice-presidente disse que ficou surpresa com a repercussão sobre a sua publicação e explicou que escreveu o comentário no calor da emoção e que ele retrata a sua “indignação pelo preconceito estrutural do país que faz com que alguém tenha o apelido de ‘Babu’, de babuíno, porque quando criança era chamado assim, e que faz com que os negros não se protejam e se cuidem quando são alvejados por atitudes preconceituosas como tem acontecido no programa.”
A Mangueira também informou em nota que a opinião da vice-presidente não retrata a visão da agremiação. Os representantes das redes sociais da Thelma rebateram a atitude Guanayara. “Ela deveria se envergonhar de ter falado e não com a repercussão. A pessoa a frente de uma escola grande, que aborda temas essenciais. Vem, fala um trem desses e diz que a página é dela e ela fala o que quer. Internet não é terra sem lei e eu espero que ela saiba disso.”