Casamento de evangélicos na pandemia: sem festa e apenas padrinhos

Depois da cerimônia, noivos e padrinhos fizeram fotos na calçada central da avenida Paulista Imagem: Paulo Sampaio/UOL

O casal evangélico Lanna e Sérgio Silva formalizou a união em uma cerimônia completamente influenciada pela situação de pandemia do novo coronavírus: sem festa e apenas com padrinhos de convidados.

Os dois namoraram 14 meses seguindo a doutrina cristã de abstinência sexual, e diante da convicção sobre o casamento, realizaram uma cerimônia atípica, embora tenham mantido o básico: vestido de noiva, padrinhos a caráter e um pastor abençoando a união.

“Não dava para esperar mais”, comentou Sérgio, enquanto fazia uma sessão informal de fotos com a esposa e os padrinhos na Avenida Paulista, centro de São Paulo, pouco depois da cerimônia, no último sábado, 09 de maio.

Segundo informações do portal Uol, apenas o pastor Eliel Mosquet e os cinco casais de padrinhos estavam na igreja da Assembleia de Deus Família Bem Viver, na Freguesia do Ó, zona norte da capital paulista.

A data do casamento foi marcada  há cerca de dois meses, quando a pandemia de Covid-19 já assolava centenas de milhares de vítimas pelo mundo. Esse cenário foi usado como argumento por quem tentou fazer os noivos mudarem de ideia, em vão.

“A gente estava muito decidido”, contou Lanna, 21 anos, atualmente desempregada. O marido, 25 anos, é empresário, mas também foi afetado pelo decreto do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que suspendeu toda atividade comercial e serviços não essenciais no estado. 

O estado lidera o número de casos e mortes de Covid-19 no país, São Paulo tinha até ontem, 11 de maio,  45.444 casos confirmados e 3.700 mortes. 

Antes do decreto, Sergio e Lana fariam uma festa em um sítio em Perus, zona noroeste da cidade, mas acharam melhor desmarcar, assim como a viagem de lua de mel para Angra dos Reis (RJ) ou Jericoacoara (CE).

Uma das madrinhas ilustrou como a situação influenciou o casamento, contando que todos se mantiveram a uma distância segura um do outro para prevenir uma eventual contaminação pelo novo coronavírus: “Nós nos sentamos em mesas de quatro pessoas, bem separadas no salão”, explicou a cuidadora Sandra Santos, 51 anos.

Ao fim da sessão de fotos, noivos e padrinhos atravessaram a avenida, colocando em prática o versículo 53 do capítulo 7 do evangelho de João: “Então cada um foi para sua casa”.

Gospel+ / Tiago Chagas

google news