O secretário especial da Cultura, Mário Frias, afirmou que um novo cargo será criado para a atriz e ex-secretária da pasta Regina Duarte a pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para cuidar da Cinemateca Brasileira.
De acordo com o portal UOL, a informação foi dada pelo próprio Frias durante entrevista à rádio Jovem Pan. “A Regina é um ícone que faz parte da nossa história, merece todo o respeito. É um pedido pessoal do presidente da República. Existe, sim, a possibilidade de ser criada uma secretaria para ela cuidar da Cinemateca”, contou.
A Cinemateca é responsável pela proteção da produção audiovisual do país. Ele acrescentou que a criação do posto deve acontecer assim que a situação jurídica do órgão for solucionada, e disse que há um movimento “forte” para tentar resolver o impasse. Frias contou que sua primeira ação como secretário foi uma visita técnica da Cinemateca.
“O contrato acabou em 2019 e não foi renovado. O acervo e os profissionais deveriam ser muito valorizados porque são profissionais únicos. Não tenho dúvida nenhuma de que aquele acervo é do povo brasileiro. Há um imbróglio jurídico, a meu ver. Lamento o fato de as pessoas não estarem pensando no acervo e no potencial que aquilo tem. Juridicamente a gente não pode intervir nesse momento enquanto não há uma solução”, disse. (BNews)