O governo da Bahia ampliou para 1.200 pessoas o limite de público em eventos com venda de ingressos neste sábado (9). A atualização foi publicada no mesmo decreto que liberou a presença de público em eventos esportivos (leia mais aqui) e vale até válido até 19 de outubro.
O decreto prevê que esses eventos só poderão ocorrer desde que, cumulativamente, sejam atendidos pelos artistas, público, equipe técnica e colaboradores, alguns requisitos. Entre eles está a comprovação das duas doses da vacina ou dose única, através da apresentação do cartão de vacinação fornecido no momento da imunização ou do certificado obtido através do aplicativo “Conect SUS” do Ministério da Saúde. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.
Também é exigido o respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras.
A ampliação de público também vale para eventos como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, parque de diversões, museus, teatros e afins.
Os museus, parques de exposições e espaços semelhantes poderão funcionar uma vez que seja garantido o distanciamento mínimo de um metro, sendo vedada a realização de excursões para visitações de tais equipamentos.
O decreto também estabelece que os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que se respeitem os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras. E ainda exige que as instalações físicas sejam amplas, e que permitam ventilação natural cruzada. Nesses locais a limitação da ocupação ao máximo de 50% (cinquenta por cento) da capacidade do local. (BN)