O médico e vereador Gilvandro Sacramento Couto, conhecido Dr. Gil Couto (PSDB) esteve no programa Meio-Dia e Meia na Live do Voz da Bahia desta sexta-feira (17) e falou de assuntos relacionados à política não só de Santo Antônio de Jesus, mas do Estado e do país.
Inicialmente, o vereador avaliou o governo do presidente Jair Bolsonaro como honesto e confia em sua reeleição, “o Governo está cortando esse país inteiro em estrada de ferro sem desviar verba e isso é muito importante, então a minha avaliação para Bolsonaro é muito boa”, conta.
Com relação à saúde do município, Dr. Gil salienta que no início do governo do prefeito Genival Deolino até agora houve mudanças positivas, “essa gestão mesmo sem verbas federais conseguiu colocar mais de 12 leitos de UTI para o Covid, a central da covid funcionou muito bem, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) também. Pecou, inicialmente, por falta de medicações nos Postos, mas realmente houve a questão burocrática na justiça, mas que conseguiu se resolver. Cerca de 99% das pessoas estão vacinadas em Santo Antônio de Jesus, por isso estamos vendo esse achatamento no número de mortes, estatisticamente era para morrer 320 pessoas que era a estatísticas, ou seja, a metade morreu, foi pouco? Não foi, mas estatisticamente comparado com qualquer outra cidade com mais de 100 mil habitantes, a letalidade de Santo Antônio foi (50%) a menos, graças a Deus”, expôs.
Ainda durante entrevista, o vereador pontua que mesmo o Ministério da Saúde sendo contra o kit Covid, segundo ele, cada médico tem o livre arbítrio de passar o que acha melhor para seu paciente, “quem tem que saber o que é melhor para o paciente é o médico e não a mídia, o que vimos em torno do kit covid foi uma guerra política”, disse.
Reportagem: Voz da Bahia