Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Comunicações Juscelino silva têm um encontro nesta segunda-feira (6), às 16h, para o ministro apresentar suas explicações sobre denúncias de utilização irregular de avião da FAB (Força Aérea Brasileira).
A linha defendida no Palácio do Planalto é para que o ministro adote um discurso favorável à transparência e se disponha a dar explicações tanto em entrevistas à imprensa quanto em audiência no Congresso Nacional caso seja convocado a prestar esclarecimentos.
Seguindo essa linha, ministros do Palácio do Planalto acreditam que Juscelino Filho conseguirá se manter no cargo e tentar conter a crise política criada pelo ministro que tem desgastado tanto a imagem do governo federal como a relação institucional entre PT e o União Brasil, partidos que fazem parte da Esplanada dos Ministérios.
A aposta, conforme o Metrópoles, é de que o presidente só exonerará o auxiliar caso ele não consiga esclarecer as denúncias.
Pesa a favor de Juscelino ainda a pressão de seu partido para que Lula mantenha o ministro no cargo. No fim de semana, o União Brasil divulgou uma nota em defesa do titular das Comunicações.
No documento, a legenda também critica a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, por ter afirmado que Juscelino deveria se afastar do ministério para evitar constrangimentos a Lula. (ba)